Proposta de um Portal Web alinhado a Teorias de Aprendizagem para o Apoio ao Ensino de Programadores Iniciantes

Autores

  • Érico Amaral Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé – RS – Brasil Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS – Brasil
  • Cesar Huegel Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé – RS – Brasil
  • Marina Gomes Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé – RS – Brasil
  • Liliane Becker Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé – RS – Brasil
  • Alex Camargo Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé – RS – Brasil
  • Liane Tarouco Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57802

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um Portal Web como um Objeto de Aprendizagem (OA) para o apoio ao ensino em uma disciplina de Algoritmos e Programação. O estudo, aqui descrito, partiu de um levantamento teórico sobre reconhecidos conceitos na área de educação, os quais serviram de base para a construção do Portal, passando pelo estudo e definição das tecnologias a serem adotadas na implementação desta solução. Por fim, um experimento de avaliação do protótipo do Portal foi realizado por alunos e professores de disciplinas que envolvem algoritmos e linguagens de programação. A análise dos resultados permitiram inferir que o projeto atende as expectativas iniciais do público que utilizou o sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

AMARAL, Érico; HUEGEL, C.; GOMES, M.; BECKER, L.; CAMARGO, A.; TAROUCO, L. Proposta de um Portal Web alinhado a Teorias de Aprendizagem para o Apoio ao Ensino de Programadores Iniciantes. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57802. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57802. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia na educação