O PAPEL DO COMPUTADOR EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Dioni Paulo Pastorio UFSM
  • Ricardo Andreas Sauerwein UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57801

Palavras-chave:

simulações computacionais, ensino de física, computador, atividades experimentais.

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em dois periódicos nacionais (Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física), relacionados ao ensino de Física. Nesta pesquisa, procuramos evidenciar qual o papel empregado ao computador nos artigos selecionados. E ainda mapear os conteúdos conceituais relacionados à disciplina de Física, desenvolvidos nas atividades descritas nos periódicos. Os resultados apontam para um uso considerável de simulações computacionais, aparecendo com maior ênfase inclusive quando comparada a atividades experimentais, importante atividade didática nas aulas de Física. Destacam-se também, a parcela relacionada aos artigos que desenvolvem teorias de aprendizagem a partir do computador. Ainda, por fim, com relação aos conteúdos abordados, destacam-se Cinemática e também o de Física Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

PAULO PASTORIO, D.; ANDREAS SAUERWEIN, R. O PAPEL DO COMPUTADOR EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57801. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57801. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia na educação