O PAPEL DO COMPUTADOR EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57801Palavras-chave:
simulações computacionais, ensino de física, computador, atividades experimentais.Resumo
Neste trabalho desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em dois periódicos nacionais (Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física), relacionados ao ensino de Física. Nesta pesquisa, procuramos evidenciar qual o papel empregado ao computador nos artigos selecionados. E ainda mapear os conteúdos conceituais relacionados à disciplina de Física, desenvolvidos nas atividades descritas nos periódicos. Os resultados apontam para um uso considerável de simulações computacionais, aparecendo com maior ênfase inclusive quando comparada a atividades experimentais, importante atividade didática nas aulas de Física. Destacam-se também, a parcela relacionada aos artigos que desenvolvem teorias de aprendizagem a partir do computador. Ainda, por fim, com relação aos conteúdos abordados, destacam-se Cinemática e também o de Física Moderna.Downloads
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Publicado
2015-07-28
Como Citar
PAULO PASTORIO, D.; ANDREAS SAUERWEIN, R. O PAPEL DO COMPUTADOR EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57801. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57801. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
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