Resolução de problemas de programação com o método de composição de resultado

Autores

  • Rafael Gomes Sousa Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) – Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Eloi Luiz Favero Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) – Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) – Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57669

Palavras-chave:

treino de programação, ensino de programação, correção automatizada, método de resolução de problema.

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de programação é uma tarefa bastante complexa, para tanto, defendemos a abordagem prática de resolução de problemas, para o melhor aproveitamento acadêmico dos estudantes. Entretanto, a construção da resposta para um problema possui uma alta carga de subjetividade. Aqui, concebemos um método resolução de problemas de programação (Composição de Resultado), auxiliado por um ferramental de apoio (Ambiente LabProg). E obtivemos melhorias expressivas na atuação de estudantes de programação em atividades práticas de laboratório, assim como, uma sensível variação nos conhecimentos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

GOMES SOUSA, R.; LUIZ FAVERO, E. Resolução de problemas de programação com o método de composição de resultado. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57669. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57669. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação