Acessibilidade na formação de professores a distância: um estudo de caso das dimensões técnica e pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57650Palavras-chave:
EAD, Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Acessibilidade, Inclusão.Resumo
Três elementos podem ser mencionados com destaque no que tange à caraterização da educação contemporânea: a crescente inserção das tecnologias digitais nos ambientes pedagógicos, a ascensão da modalidade de ensino a distância e a inclusão de pessoas com deficiência em instituições não especiais. Enquanto esses elementos podem ser considerados isoladamente como novos desafios, a combinação de todos eles requer um conjunto de esforços que viabilizem a qualidade da experiência e a permanência de todos os sujeitos no sistema educacional. Nessa perceptiva, este estudo apresenta a percepção de sujeitos com e sem deficiência, envolvidos em um curso de formação de professores na modalidade a distância, quanto à contribuição de dois tipos de estratégias: técnicas, voltadas à promoção da acessibilidade, e pedagógicas, destinadas à adaptação curricular. Os resultados sugerem a validade de tais ações, mas apontam para fragilidades no ambiente virtual de aprendizagem utilizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-28
Como Citar
MARIA COSTI SANTAROSA, L.; CONFORTO, D.; COMPAGNONI VIEIRA, M.; SCHNEIDER, F.; FELIPE PATIKOWSKI CHEIRAN, J. Acessibilidade na formação de professores a distância: um estudo de caso das dimensões técnica e pedagógica. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57650. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57650. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Acessibilidade
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).