REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM JOGO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57649Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Jogo Educacional, Objeto de Aprendizagem.Resumo
A educação vem sendo construída e reconstruída constantemente como uma tentativa de desenvolver novas formas de aprendizagem. Uma dessas tentativas é a Realidade Aumentada (RA) que tem se tornado amplamente utilizada para proporcionar a interação com o mundo virtual através do mundo real, ou seja, objetos ou informações virtuais sendo utilizados no mundo real. Uma vez que a utilização da RA torna-se viável, pode-se estimular e potencializar o aprendizado dos alunos visto que, além de ser atrativa, a tecnologia desperta a curiosidade dos estudantes mais jovens. Por essa razão, este estudo tem por objetivo discutir a utilização de realidade aumentada no desenvolvimento de jogos educacionais tridimensionais para o apoio ao ensino e aprendizagem de cores em Língua Inglesa através da Realidade Aumentada e como integrar o Vuforia SDK no Unity3DDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-28
Como Citar
S. PANEGALLI, F.; C. CAGLIARI, D.; BERNARDI, G.; Z. CORDENONSI, A.; M. MALLMANN, E. REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM JOGO DE LÍNGUA INGLESA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57649. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57649. Acesso em: 29 mar. 2023.
Edição
Seção
Realidade Aumentada
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).