Características de jogos educacionais para adultos mais velhos em processo de alfabetização

Autores

  • Renata Cristina Santana PUC Minas
  • Lucila Ishitani PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57646

Palavras-chave:

Jogos digitais. Adultos mais velhos. Características de jogabilidade.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as principais características de jogos educacionais necessárias para auxiliar adultos mais velhos (AMV) no processo de alfabetização. A pesquisa foi delineada por meio de um estudo de caso. AMV foram observados jogando quatro jogos educativos. Após cada sessão de jogos foi respondido um questionário sobre a experiência com os jogos e, ao término, foi feita uma entrevista. Além disso, dez especialistas na área de informática responderam a um questionário de avaliação dos jogos baseado em heurísticas de jogabilidade. Foi observado que para que haja o sucesso dos jogos digitais no processo de alfabetização é preciso considerar as especificidades dos AMV e suas limitações físicas e permitir adaptações didáticas necessárias a cada AMV individualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

CRISTINA SANTANA, R.; ISHITANI, L. Características de jogos educacionais para adultos mais velhos em processo de alfabetização. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57646. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57646. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais