METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: ANÁLISE DA QUALIDADE DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57641Palavras-chave:
metodologia de avaliação, qualidade, aplicativos educacionais, dispositivos móveis, matemática.Resumo
Muitos aplicativos para dispositivos móveis estão sendo desenvolvidos para matemática. No entanto, é fundamental que esses recursos sejam avaliados, pois nem sempre possuem características adequadas. Nesse sentido, um instrumento que auxilie o professor de matemática na escolha de um aplicativo mais apropriado aos seus objetivos pedagógicos é importante. Assim, este trabalho apresenta uma metodologia de avaliação de qualidade para aplicativos educacionais que permitam o estudo de tópicos matemáticos do Ensino Médio. A metodologia contempla aspectos sobre documentação, usabilidade/questões operacionais, questões pedagógicas e conteúdos matemáticos e permite obter um percentual geral de adequação do aplicativo aos critérios avaliados. Três testes foram promovidos e, por meio destes, a metodologia foi aprimorada até a obtenção de uma versão considerada adequada ao seu propósito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-28
Como Citar
GOMES DA SILVA, M.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: ANÁLISE DA QUALIDADE DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57641. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57641. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Avaliação
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).