METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: ANÁLISE DA QUALIDADE DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Monielle Gomes da Silva IF Fluminense
  • Silvia Cristina Freitas Batista IF Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57641

Palavras-chave:

metodologia de avaliação, qualidade, aplicativos educacionais, dispositivos móveis, matemática.

Resumo

Muitos aplicativos para dispositivos móveis estão sendo desenvolvidos para matemática. No entanto, é fundamental que esses recursos sejam avaliados, pois nem sempre possuem características adequadas. Nesse sentido, um instrumento que auxilie o professor de matemática na escolha de um aplicativo mais apropriado aos seus objetivos pedagógicos é importante. Assim, este trabalho apresenta uma metodologia de avaliação de qualidade para aplicativos educacionais que permitam o estudo de tópicos matemáticos do Ensino Médio. A metodologia contempla aspectos sobre documentação, usabilidade/questões operacionais, questões pedagógicas e conteúdos matemáticos e permite obter um percentual geral de adequação do aplicativo aos critérios avaliados. Três testes foram promovidos e, por meio destes, a metodologia foi aprimorada até a obtenção de uma versão considerada adequada ao seu propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

GOMES DA SILVA, M.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: ANÁLISE DA QUALIDADE DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57641. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57641. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Avaliação