Uso e apropriações de recursos da tecnologia como elemento flexibilização no ensino-aprendizagem de geografia

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin PPGEPT / Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Machado Ellensohn Unipampa
  • Márcia Palma Botega Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57640

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de geografia, TIC, flexibilidade cognitiva

Resumo

Constitui-se como foco investigativo deste artigo o uso e a apropriação de recursos tecnológicos como elemento de flexibilização do ensino-aprendizagem de geografia. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de “Ensino e Aprendizagem de Geografia e Produção de Mídias”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, considerando como sujeitos 77 estudantes, sendo que a maioria destes já atua como docente. O instrumento de coleta de dados adotado foi um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que os recursos tecnológicos (vídeos, Google Earth, internet, etc.) têm sido usados de forma significativa flexibilizando o aprendizado e configurando novas ecologias cognitivas.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

SMANIOTTO BARIN, C.; MACHADO ELLENSOHN, R.; PALMA BOTEGA, M. Uso e apropriações de recursos da tecnologia como elemento flexibilização no ensino-aprendizagem de geografia. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57640. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57640. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia na educação