TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM FOCO NA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E ESTRUTURA SOCIAL

Autores

  • Gislaine Rossetti M. Ferreira PPGEDU/UFRGS
  • Patricia A. Behar PGIE/UFRGS
  • Fátima Weber Rosas PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57600

Resumo

Este artigo trata da análise das relações interpessoais de grupos no contexto virtual. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância da estrutura social e sua influência nas interações entre pares, estabelecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É apresentado um levantamento teórico sobre a estrutura e o funcionamento de grupos no contexto educacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso piloto. Para a coleta de dados, foram mapeadas as interações que ocorreram através das funcionalidades Fórum e Contatos do AVA ROODA em uma disciplina de graduação, ministrada a distância. Como resultado, apresenta-se a análise das relações interpessoais de grupos de alunos e um mapeamento destas em forma de gráfico através de uma funcionalidade desenvolvida para este ambiente, intitulada Mapa Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

ROSSETTI M. FERREIRA, G.; A. BEHAR, P.; WEBER ROSAS, F. TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM FOCO NA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E ESTRUTURA SOCIAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57600. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57600. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

MOOC/EAD