TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM FOCO NA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E ESTRUTURA SOCIAL

Gislaine Rossetti M. Ferreira, Patricia A. Behar, Fátima Weber Rosas

Resumo


Este artigo trata da análise das relações interpessoais de grupos no contexto virtual. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância da estrutura social e sua influência nas interações entre pares, estabelecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É apresentado um levantamento teórico sobre a estrutura e o funcionamento de grupos no contexto educacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso piloto. Para a coleta de dados, foram mapeadas as interações que ocorreram através das funcionalidades Fórum e Contatos do AVA ROODA em uma disciplina de graduação, ministrada a distância. Como resultado, apresenta-se a análise das relações interpessoais de grupos de alunos e um mapeamento destas em forma de gráfico através de uma funcionalidade desenvolvida para este ambiente, intitulada Mapa Social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57600

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br