APRENDIZAGENS COOPERATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS VIRTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Martha Marlene Wankler Hoppe UERGS
  • Silvana Corbellini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57593

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa. Portfólio Virtual. Docência.

Resumo

A interação em ambientes virtuais e o compartilhamento de experiências e conhecimento na iniciação à

docência  são aprendizagens necessárias à formação inicial  de professores. Este estudo  objetivou a análise das aprendizagens cooperativas na elaboração de portfólios virtuais com o uso da ferramenta PBWorks, no programa de iniciação à docência - Pibid Uergs. O referencial teórico abordou o processo de aprendizagem como construção de conhecimento, na referência de Piaget, e na transposição de práticas pedagógicas vivenciadas presencialmente nas escolas para o ambiente de interações virtuais. A metodologia utilizada foi de estudo de caso único com análise de tipo descritivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas, questionários online e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que entre as dificuldades enfrentadas estão a transposição de experiências vivenciadas em práticas pedagógicas com o registro e avaliação destas práticas. A seleção das informações postadas e  as questões éticas são temas de preocupação dos estudantes. A aprendizagem cooperativa acontece como resultado das interações entre os licenciandos e com os coordenadores, nas trocas virtuais e presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

MARLENE WANKLER HOPPE, M.; CORBELLINI, S. APRENDIZAGENS COOPERATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS VIRTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57593. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57593. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

MOOC/EAD