MODELAGEM COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA DE SISTEMAS FÍSICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Valter Antonio Ferreira UNIPAMPA
  • Lisete Funari Dias UNIPAMPA
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57592

Palavras-chave:

modelagem computacional, ensino de física, informática educativa.

Resumo

Este estudo sobre aprendizagem colaborativa apoiada por computador, investigou a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativa Baseado na Metáfora de Ícones (WlinkIt), articulando alguns sistemas físicos com atividades de modelagem e simulação, envolvendo alunos do Ensino Médio do Colégio Municipal Pelotense, no município de Pelotas, RS. A investigação ocorreu por meio de um curso de extensão sobre modelagem de sistemas físicos, no qual os alunos atuaram em 05 duplas. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação dos diálogos e dos comportamentos dos estudantes e a análise documental do material textual produzido pelos mesmos. Os resultados sugerem que os estudantes apresentaram a capacidade de utilizar e desenvolver o raciocínio semiquantitativo, além de atitudes de cooperação e autonomia.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

ANTONIO FERREIRA, V.; FUNARI DIAS, L.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V. MODELAGEM COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA DE SISTEMAS FÍSICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57592. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57592. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia na educação