AlgoWeb: A Web-Based Environment for Learning Introductory Programming
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.55405Palavras-chave:
introdução à programação, algoritmos, ferramentas de aprendizagem, aprendizado baseado na web.Resumo
Esse artigo descreve um ambiente de web chamado AlgoWeb para o aprendizado de algoritmos. O Algoweb possui um editor orientado à sintaxe de algoritmos em Português estruturado, executa processamento passo-a-passo, e suporta pontos de parada e monitoramento de variáveis. Ele também possui um banco de problemas algorítmicos que cobrem os conceitos e técnicas ensinados nas disciplinas de introdução a programação. O ambiente realiza a verificação automática da correção dos algoritmos submetidos para cada problema (conforme os dados de entrada e saída definidos previamente). Todas as interações entre os usuários e o ambiente são registradas, fornecendo uma ferramenta valiosa para avaliar o progresso de cada estudante ou da turma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-28
Como Citar
VARGAS DORNELES, R.; PICININ JR., D.; GUSTAVO ADAMI, A. AlgoWeb: A Web-Based Environment for Learning Introductory Programming. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.55405. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/55405. Acesso em: 28 maio. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).