VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53459Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Java, AcessibilidadeResumo
Neste trabalho apresentamos o Visual JO2, um objeto de aprendizagem acessível, que tem por objetivo o ensino de linguagem de programação Java a pessoas com deficiência física e auditiva através do estímulo visual. O Visual JO2 foi aplicado a quatro equipes de testes com doze membros cada, todos portadores de deficiência, tratados como alunos de um curso piloto, e os resultados apresentados neste trabalho. A metodologia de testes utilizada permite a construção de um conteúdo educacional de qualidade, adequado às necessidades de um público bastante exigente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
IGOR DA SILVA SOARES, M.; GOMES FURTADO JÚNIOR, C.; CASTRO SILVA, L.; CARLOS DE MATTOS BRITO DE OLIVEIRA, F.; BEZERRA DE OLIVEIRA, R.; ALEX SILVA LIMA, N.; FURTADO SOARES, Éder. VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53459. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53459. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Objetos de aprendizagem
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).