O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.50357Palavras-chave:
Abstração reflexionante, engenharia didática, modelagem matemática, tecnologiaResumo
Esse trabalho apresenta os resultados de uma sequência de atividadesrealizada com alunos de graduação em matemática e também com professores de
matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho
fundamentada na Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema inicial
envolvendo Cadeias de Markov1, conduziria os participantes em um processo de
elaboração e verificação de hipóteses matemáticas. A análise das produções ocorre à
luz da teoria da abstração reflexionante proposta por Piaget, onde através de passos
sucessivos os sujeitos elaboram, constroem e reconstroem conceitos de matemática
durante a sequência de atividades. A utilização do objeto virtual apontou que a
construção dos conceitos ocorre de forma gradual e é potencializada com o uso da
tecnologia.
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Publicado
2014-07-18
Como Citar
SYCHOCKI DA SILVA, R.; AUGUSTO COUTO BARONE, D.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50357. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50357. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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