Recuperação de Estudos ou de Nota: uma proposta metodológica no campo tecnológico, utilizando a matemática como instrumento de pesquisa.

Autores

  • William Geraldo Sallum CEFET-MG
  • Adelson de Paula Silva CEFT-MG
  • Juliano Schimiguel UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50352

Palavras-chave:

Recuperação de Estudos, EaD, Matemática, TIC

Resumo

Com este trabalho buscou-se avaliar o processo de recuperação de conteúdo através do uso de recursos tecnológicos que suportam o ensino a distância. A proposta passa por um estudo que consiste em levantar e analisar as questões que envolvem o processo de recuperação escolar no ensino médio, tendo como foco de pesquisa a disciplina de matemática. O método para proporcionar a recuperação de conteúdo tomou como referência o uso de objetos de aprendizagem. Estes objetos foram disponibilizados em repositórios, com acesso pela Internet, através de plataformas aplicadas ao ensino a distância. O acesso a plataforma online foi realizado durante o processo de recuperação dos alunos do 1º e 2º anos na disciplina de matemática do CEFET-MG, campus Divinópolis. A pesquisa é de natureza aplicada, possui o caráter inovador dentro de uma abordagem quali-quantitativa, desenvolvendo uma série de etapas com atividades interativas, proporcionando uma pesquisa-ação. Resultados positivos foram apurados junto ao grupo de alunos estudados, gerando índices de aproveitamento muito interessantes, quando comparados aos resultados obtidos no processo de recuperação tradicional, presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

GERALDO SALLUM, W.; DE PAULA SILVA, A.; SCHIMIGUEL, J. Recuperação de Estudos ou de Nota: uma proposta metodológica no campo tecnológico, utilizando a matemática como instrumento de pesquisa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50352. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos