Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos.

Autores

  • Susana Cristina Reis DLEM/UFSM
  • Adilson Fernandes Gomes PPGTER/UFSM
  • Rosangela Segala de Souza IFF/SVS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50280

Palavras-chave:

material didático digital, multiletramentos, gêneros discursivos

Resumo

Estudos sobre anúncios publicitários que contemplam leituras multimodais têm contribuído para compreender as multiplicidades culturais e semióticas dos textos que circulam na sociedade contemporânea, bem como para a formação do cidadão crítico (Motta- Roth e Hendges, 2010). No entanto, pouco se sabe como tais gêneros podem ser explorados em redes sociais educacionais. Com o objetivo de experienciar o ensino de línguas orientado por estudos de gêneros e multiletramentos por meio da Rede Social Educacional (REDU), neste trabalho reportamos um estudo com alunos em dois contextos distintos - na Universidade e em um Instituto Federal - para avaliação de um Material Didático Digital (MDD). Resultados apontam que o desenvolvimento de MDD na REDU possibilita a inserção em diversas práticas sociais e discursivas, porém requer adequações para o uso no ensino de línguas, levando em consideração os conhecimentos linguísticos, cultural, digital e social dos participantes. Por outro lado, isso caracteriza a necessidade urgente de trabalhos mais sistêmicos, por parte dos professores na escola, quanto ao processo de desconstrução e construção de gêneros no contexto escolar, principalmente explorando as multimodalidades e as multissemioses dos textos, instigando a formação de um leitor crítico e multiletrado para o engajamento em diferentes atividades sociais.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

CRISTINA REIS, S.; FERNANDES GOMES, A.; SEGALA DE SOUZA, R. Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos