RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE CONTEÚDO PARA SUPORTE À APRENDIZAGEM INFORMAL NO CONTEXTO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.49840Palavras-chave:
sistema de recomendação personalizada, aprendizagem informal, saúde 2.0, algoritmo genético.Resumo
Pessoas com doenças crônicas sofrem com limitações impostas por sua condição de saúde e aprender mais sobre a doença ajuda na melhoria de sua qualidade de vida. O uso em massa dos dispositivos móveis e o advento das ferramentas da web 2.0 contribuíram para o surgimento do conceito de saúde 2.0, que disponibiliza meios de promover a aprendizagem informal através da recomendação personalizada de conteúdo aos usuários, indicando conteúdos relevantes relacionados à sua condição de saúde. Desta forma, conhecendo-se o perfil do usuário e aplicando mecanismos de recomendação de conteúdo com o uso de algoritmo genético, é possível, saber a semelhança entre usuários e conteúdos e recomendar conteúdos de seu interesse. Diante disso, este artigo propõe um sistema de recomendação personalizada de conteúdos, como parte do modelo MobiLEHealth, para prover a aprendizagem informal no contexto da saúde, apoiando pessoas com doenças crônicas.Downloads
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Publicado
2014-07-18
Como Citar
ALAN LIMA DA COSTA, A.; MILTON MENDES NETO, F.; LOPES SOMBRA, E.; DARLAN CUNEGUNDES MOREIRA, J.; ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM, R.; FARIAS ALVES SALES, A. RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE CONTEÚDO PARA SUPORTE À APRENDIZAGEM INFORMAL NO CONTEXTO DA SAÚDE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49840. Acesso em: 2 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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