Uso do Software Educativo Cidade do Átomo em Contexto Escolar de Nível Médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.49818Palavras-chave:
software educativo, educação científica, radioatividadeResumo
Este artigo apresenta uma estratégia pedagógica para a utilização do software educativoCidade do Átomo com alunos da rede pública de ensino médio. Cidade do Átomo é um software educativo que usa estratégia de solução de problemas que envolve os temas produção de energia termonuclear, radioatividade e radioproteção. Nesse sentido, focalizou-se o planejamento didático e a conduta dos estudantes na solução dos problemas propostos pelo software. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, verificou-se a viabilidade da estratégia de ensino e aprendizagem utilizada, já que estratégias de ensino voltadas a questões de produção e uso da energia nuclear é um assunto relevante, e de certa maneira, pouco explorado na grade curricular do ensino básico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-18
Como Citar
DAILEI ALMEIDA GRUBER, L.; CLÁUDIO DEL PINO, J. Uso do Software Educativo Cidade do Átomo em Contexto Escolar de Nível Médio. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49818. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49818. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).