Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Ferradura

Autores

  • Adriana Azeredo de Souza Ribeiro Instituto Federal Fluminense – IFF
  • Adriana Barreto de Oliveira Siqueira Instituto Federal Fluminense – IFF
  • Suzana da Hora Macedo Instituto Federal Fluminense – IFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44712

Palavras-chave:

Realidade Aumentada. Ímã em forma de ferradura. Campo magnético. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem de campo magnético apoiada por objetos de aprendizagem desenvolvidos em ambiente de Realidade Aumentada. Para isso, foi realizado um experimento com um ímã em forma de ferradura, onde foi visualizada a simulação da representação das linhas de campo magnético uniforme em três dimensões usando Realidade Aumentada. Participaram nestes experimentos os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do Estado. Nos resultados obtidos, através de questionários, verificou-se que os alunos conseguiram visualizar as linhas de campo magnético e obter uma melhor compreensão do conceito físico estudado. Sendo assim, este estudo contribuiu para uma Aprendizagem Significativa e consequentemente, para a melhoria do ensino de Física, trazendo subsídios tanto para professores quanto para alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

AZEREDO DE SOUZA RIBEIRO, A.; BARRETO DE OLIVEIRA SIQUEIRA, A.; DA HORA MACEDO, S. Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Ferradura. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44712. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44712. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos