Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital

Autores

  • Juliano Rodrigues Rocha PPGECIM – ULBRA
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto PPGECIM – ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44709

Palavras-chave:

Simulações Computacionais, Teoria de Campos Conceituais, Mediação Cognitiva, Hipercultura.

Resumo

O presente trabalho busca identificar o impacto das tecnologias de informação em termos das mudanças cognitivas resultantes de seu uso, dentro do ensino de Física. Para
esse fim trabalhamos sob a luz de uma teoria cognitiva baseada na ideia de que a inteligência humana não resulta apenas do funcionamento cerebral, mas também da complementação desse funcionamento pelo processamento auxiliar realizado por
estruturas externas ao individuo, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC). Como foco da investigação se tomou a compreensão do conceito de campo elétrico, o grupo observado foi submetido a métodos de analise e uma intervenção com a utilização de simuladores computacionais. Os resultados são expressivos e apontam para uma real mudança conceitual a respeito da teoria de campo elétrico devido à utilização de simuladores.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

RODRIGUES ROCHA, J.; SERRANO DE ANDRADE NETO, A. Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44709. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44709. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos