Análise do programa de inclusão digital navegapará em escolas da rede estadual do município de BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44705Palavras-chave:
inclusão digital, informática educativa, TIC e educaçãoResumo
Este artigo apresenta um estudo acerca do Projeto Navegapará, particularmente nos seus componentes educacionais, analisando infocentros nas escolas do município de Belém. Para tanto, foram selecionadas 26 escolas do município, nas quais foram realizadas entrevistas semiabertas com professores de laboratório, professores de disciplinas e diretores das escolas. Foi aplicado também um questionário para melhor caracterizar a amostra de escolas visitadas. Como conclusão, é feita uma breve análise dos dados obtidos e observa-se o potencial do programa e alguns pontos que precisam ser revistos, tais como proporcionar boa formação aos professores, e garantir equipamentos em bom estado de manutenção, dentre outros pontos, fundamentais para que haja um bom desenvolvimento da inclusão digital e da informática educativa dentro da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-28
Como Citar
DE MELO MAGALHÃES, W.; J. PINHEIRO FERREIRA, B.; KOGUT ELIASQUEVICI, M. Análise do programa de inclusão digital navegapará em escolas da rede estadual do município de BELÉM. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44705. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44705. Acesso em: 27 mar. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).