Práticas docentes atualizadas na ecologia digital

Autores

  • Maritza Costa Moraes Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde. Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Débora Pereira Laurino Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde. Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Celiane Costa Machado Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde. Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44448

Palavras-chave:

Aprendizagem. Prática Docente. Tecnologias Digitais

Resumo

ensinar e que esse processo é vivenciado pelos professores no dia a dia do espaço escolar. Assim, a inserção de dispositivos eletrônicos digitais pessoais na sala de aula impulsionou essa investigação, que objetiva compreender como os professores da Educação Básica atualizam sua prática docente ao trabalhar na ecologia digital com esses dispositivos. Como estratégia metodológica, analisou-se as narrativas de professores da rede pública de ensino ingressantes na ecologia digital. Tais narrativas foram desencadeadas pela seguinte questão: Como preparas e ministras as tuas aulas após tua inserção no projeto Um Computador por Aluno? Na análise das narrativas, identificaram-se algumas mudanças na rotina dos professores. Porém, para alcançarmos uma atualização do fazer pedagógico e a efetivação desse fazer é necessário uma formação pautada no vivenciar e no experienciar do professor, enquanto sujeito que, no seu fazer, produz conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

COSTA MORAES, M.; PEREIRA LAURINO, D.; COSTA MACHADO, C. Práticas docentes atualizadas na ecologia digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44448. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44448. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos