Utilização de processamento de linguagem natural e ontologias na análise qualitativa de frases curtas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44431Palavras-chave:
Ontologia, Processamento de Linguagem Natural. Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
O volume de dados digitais disponíveis é cada vez maior em todos os segmentos profissionais e essa realidade não é diferente no campo educacional, principalmente quando falamos sobre Educação a Distância e ambientes virtuais de aprendizagem. Um dos desafios neste cenário é o tratamento de dados em linguagem natural, de forma com que existam ganhos de qualidade no processo de ensino- aprendizagem. O objetivo do presente estudo é apresentar e avaliar um modelo para a análise qualitativa de respostas em linguagem natural, provenientes de interações em um ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, também são utilizadas técnicas de processamento de linguagem natural e representação de conhecimento em ontologias. A avaliação preliminar realizada com a abordagem proposta, através de um protótipo desenvolvido, indica possibilidades de bons resultados e a possibilidade de automatização do processo, o que pode facilitar o trabalho de educadores que precisam se envolver com um alto volume de informações para avaliar um grande número dDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-28
Como Citar
RIBEIRO PEREIRA, F.; JOSE RIGO, S. Utilização de processamento de linguagem natural e ontologias na análise qualitativa de frases curtas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44431. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44431. Acesso em: 2 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).