Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Tainá Jesus Medeiros UFRN
  • Thiago Reis da Silva UFRN
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44363

Palavras-chave:

Jogos digitais, Programação, Revisão Sistemática

Resumo

Iniciativas internacionais renomadas indicam a importância do ensino de programação desde o ensino básico para formação nos profissionais de TI, mas existem ainda diversos desafios para a implantação desta ideia. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática dos artigos referentes à utilização de jogos digitais para o ensino de programação, publicados nos últimos cinco anos (2008-
2012) em três principais eventos nacionais na área de informática na educação e também em três relevantes revistas nacionais na área. Os resultados obtidos mostraram que as pesquisas focam principalmente no ensino de programação para o ensino médio e a maioria está sendo realizada por pesquisadores localizados nas em três regiões brasileira.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

JESUS MEDEIROS, T.; REIS DA SILVA, T.; HENRIQUE DA SILVA ARANHA, E. Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44363. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44363. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos