O Espaço Paulo Freire do FISL como lócus de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa

Autores

  • Wilkens Lenon Silva de Andrade Universidade Federal de Pernambuco Recife – Pernambuco
  • Rafaela da Silva Melo Faculdade de Educação– Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44358

Palavras-chave:

Software Livre, Aprendizagem Colaborativa, Compartilhamento do Conhecimento

Resumo

O presente trabalho se apresenta como um relato da experiência de criação do Espaço Paulo Freire, um lócus criado a partir de um movimento de educadores e pesquisadores das tecnologias digitais livres aplicadas à educação, que ocorre anualmente no Fórum Internacional Software Livre. O Espaço tem como propósito discutir e socializar experiências de professores, gestores, estudantes e profissionais da educação de vários estados do país, com base no princípio do compartilhamento do conhecimento e da aprendizagem colaborativa. A partir das contribuições de Lévy (2004), Silveira (2004), Pretto e Pinto (2006), Dias (2011) e Pretto e Assis (2008), discutimos os conceitos de inteligência coletiva, aprendizagem em rede e compartilhamento do conhecimento. Como metodologia, realizamos uma pesquisa documental da trajetória de criação e construção do Espaço Paulo Freire e em seguida análise do corpus documental. Concluímos que iniciativas, como a da criação do Espaço Paulo Freire no maior evento de tecnologias livres da América Latina, tem promovido a interculturalidade, a autonomia intelectual dos alunos, o protagonismo docente, o compartilhamento e a socialização do conhecimento. E ainda fomentando a criação e a consolidação de comunidades para uma contínua colaboração em rede.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

LENON SILVA DE ANDRADE, W.; DA SILVA MELO, R. O Espaço Paulo Freire do FISL como lócus de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44358. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos