A APLICAÇÃO DE ANIMAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Juliano Schimiguel UNICSUL
  • Waltrudes Everton Sanches UNICSUL
  • Marcos Roberto Andreasi Unianchieta
  • Paulo Henrique de Siqueira UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41675

Palavras-chave:

animação interativa, simulação, energia, ensino da física.

Resumo

Este trabalho se propôs a verificar se o uso de animações interativas computacionais, na função de organizadores prévios, pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos da energia mecânica. Para tanto, foi desenvolvida uma animação interativa, denominada Energia no Bate – Estaca, e empregado um estudo que avaliou a influência da utilização desse recurso junto a alunos de uma escola pública de Ensino Médio. Os resultados obtidos sugerem que o uso de animações interativas como organizadores prévios é uma alternativa válida e eficaz para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos conceitos da Energia Mecânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

SCHIMIGUEL, J.; SANCHES, W. E.; ANDREASI, M. R.; SIQUEIRA, P. H. de. A APLICAÇÃO DE ANIMAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41675. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41675. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos