Mapeamento de Sequenciamento e Navegação de Pacotes SCORM para o Componente Tarefas de Aprendizado do Modelo 4C/ID
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41672Palavras-chave:
Modelo 4C/ID. SCORM. Tarefas de Aprendizado.Resumo
A especificação SCORM foi definida para criar uma padronização na estrutura dos objetos de aprendizagem visando a portabilidade entre ambientes de aprendizagem. Essa especificação é focada no autoaprendizado. Para que um objeto de aprendizagem seja eficiente na condução do aprendizado autônomo é preciso levar em conta alguns aspectos no processo de aprendizagem. O design instrucional aparece como uma política para coordenar o desenvolvimento desses objetos visando maximizar o aprendizado. 4C/ID é um modelo de design instrucional estruturado em quatro componentes. O presente trabalho apresenta as configurações que um objeto empacotado em SCORM deve atender para que o principal componente do modelo 4C/ID seja aplicado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-30
Como Citar
SCHWARZROCK, J.; VAHLDICK, A. Mapeamento de Sequenciamento e Navegação de Pacotes SCORM para o Componente Tarefas de Aprendizado do Modelo 4C/ID. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41672. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41672. Acesso em: 6 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).