Ampliando o Aprendizado na TV Digital comMCD-TV e Ginga

Autores

  • Marcos Vinicius de Andrade Lima PPgCC-UERN/UFERSA
  • Carla Katarina Monteiro Marques PPgCC-UERN,
  • Rommel Wladimir de Lima PPgCC-UERN,
  • José Osvaldo Mesquita Chaves PPgCC-UERN/UFERSA
  • Thiago Reis da Silva PPgSC-UFRN
  • Karl Hansimuller Alelaf Ferreira PPgCC-UERN/UFERSA,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41617

Palavras-chave:

t-learning, oba-mc, mapa de conteúdos, mapa de dependências.

Resumo

Embora o ensino pela TV analógica seja utilizado há anos como forma de levar formação a diversas pessoas, ele apresenta alguns problemas: inexistência de interatividade; pouca clareza sobre qual nível de aprendizado o aluno deve alcançar em cada conteúdo trabalhado; e dificuldade em relacionar os conteúdos apresentados com a programação oferecida pelas emissoras de TV. Como forma de suprimir estes problemas, este trabalho apresenta MCD-TV, uma aplicação para TVDi que faz uso da interatividade disponibilizada pelo Ginga para ampliar as possibilidades de aprendizado mediado por meio da TV, trazendo uma nova experiência educativa para professores e alunos por meio da apresentação de conteúdos de forma mais significativa com a utilização de Mapas de Conteúdos e Dependências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

LIMA, M. V. de A.; MARQUES, C. K. M.; LIMA, R. W. de; CHAVES, J. O. M.; SILVA, T. R. da; FERREIRA, K. H. A. Ampliando o Aprendizado na TV Digital comMCD-TV e Ginga. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41617. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41617. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos