IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRGS E SUA AVALIAÇÃO PELOS ALUNOS

Autores

  • Mário César Carvalho Fac. de Castanhal-PA
  • Camila Furlan da Costa UNIPAMPA
  • Marisa Rhoden EA/UFRGS
  • Luis RoqueKlering PPGA/UFRGS e EGC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36463

Palavras-chave:

novos papéis, avaliação de curso, Administração a distância, Educação a Distância.

Resumo

O presente texto constitui um relato analítico da implementação do curso de graduação em Administração na modalidade a distância, desenvolvido no período de 2006 até 2010, como projeto-piloto e parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Banco do Brasil (BB) e a Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso iniciou com cerca de 600 alunos – advindos da
denominada demanda interna (DI), ou seja, funcionários do BB, e da demanda social (DS), público em geral – e terminou com, aproximadamente, 350 alunos. Para seu desenvolvimento, utilizou a Plataforma NAVi como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na gestão do curso, com o passar do tempo, foram feitas mudanças na sua estrutura administrativa e pedagógica, com a introdução de novos papeis,
decorrentes de adaptações às necessidades dos alunos e em prol de uma maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem. O texto analisa como estas mudanças afetaram positivamente os índices de satisfação dos alunos do curso de graduação em Administração da EA/UFRGS, conforme pesquisas de avaliação das disciplinas cursadas.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

CARVALHO, M. C.; COSTA, C. F. da; RHODEN, M.; ROQUEKLERING, L. IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRGS E SUA AVALIAÇÃO PELOS ALUNOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36463. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36463. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos