Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36458Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Atividade de Matemática, Espaço de Aprendizagem Digital, Aprendizagem CooperativaResumo
O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmentecitados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelos estudantes aos gibis como recursos para estudar.
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
BONA, A. S. D.; FAGUNDES, L. da C.; BASSO, M. V. de A. Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36458. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36458. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
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Artigos
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