Concepção de ferramenta de apoio à correção de questões dissertativas com base na adaptação de algoritmos de comparação e busca textual combinados com técnicas de préprocessamento de textos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36439Palavras-chave:
algoritmos de comparação de frases, pré-processamento de textos, similaridade, radicalizaçãoResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio para a correção de questões dissertativas em ambiente virtuais de aprendizagem, com a adaptação de algoritmos de comparação de frasescombinados com técnicas de pré-processamento de textos. Os testes realizados apontaram, no melhor caso, índices de similaridade de 71,42%. As questões que foram corrigidas como parcialmente corretas ou incorretas alcançaram 47,62% e 18,46%, respectivamente. Os resultados sugerem que, com a adição de novos mecanismos, como o uso de feedback com a apresentação de dicas para melhorar as respostas, o algoritmo pode ser utilizado como ferramenta de apoio na correção de questões dissertativas
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
ÁVILA, R. L. F. de; SOARES, J. M. Concepção de ferramenta de apoio à correção de questões dissertativas com base na adaptação de algoritmos de comparação e busca textual combinados com técnicas de préprocessamento de textos. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36439. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36439. Acesso em: 10 maio. 2025.
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Seção
Artigos
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