Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36437Palavras-chave:
tecnologias digitais, EaD, fazer e compreender, portfólios de aprendizagem.Resumo
Este artigo propõe um estudo de caso de natureza qualitativa sobre o curso de graduação em Pedagogia à distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste artigo é a análise de portfólios de aprendizagem (blogs) de alunosprofessores enfocando o uso e compreensão das tecnologias, fundamentado na teoria Piagetiana do “Fazer e Compreender”. Os dados foram coletados em uma amostra de vinte portfólios individuais de alunos-professores de dois polos do curso. A sistematização desses dados foi realizada com o apoio do software NVivo. Para a análise dos dados foram consideradas quatro categorias de análise: (1) Dificuldades iniciais no uso e compreensão das tecnologias; (2) Saber usar as tecnologias; (3) Compreender as tecnologias enquanto aluno; (4) Usar e compreender as tecnologias enquanto professor. Osresultados mostram uma evolução progressiva que parte de um saber fazer até alcançar níveis de compreensão do uso pedagógico das tecnologias digitais.
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
ZACCARON, A. B. M.; SOUZA, M. R. S. de; AMARO, L. S. M.; SERRES, F. F.; NEVADO, R. A. de. Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36437. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36437. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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