RedFace: Um Sistema de Reconhecimento Facial para Identificação de Estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

  • Fábio Abrantes Diniz PPgCC – UERN/UFERSA
  • Francisco Milton Mendes Neto PPgCC – UFERSA
  • Francisco das Chagas Lima Júnior PPgCC – UERN
  • Laysa Mabel de O. Fontes PPgCC – UERN/UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36403

Palavras-chave:

Faces, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Alunos, Identificação.

Resumo

Atualmente, a maioria dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVAs) não dispõe de mecanismos eficientes que possam identificar os alunos
tanto no acesso ao sistema quanto durante o desenvolvimento de suas
atividades. Em geral, este tipo de sistema adota como prática de segurança a utilização de mecanismos de autenticação por login e senha. O uso deste tipo simples de autenticação aumenta a vulnerabilidade a fraudes no aspecto relativo à identidade daquele que realiza o curso. Para preencher esta lacuna, este trabalho desenvolve e aplica um sistema de reconhecimento facial baseado em técnicas de Análise de Componentes Principais e Autofaces em um AVA, e investiga o seu desempenho na identificação do aluno durante toda a realização do curso em um AVA.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

DINIZ, F. A.; NETO, F. M. M.; JÚNIOR, F. das C. L.; FONTES, L. M. de O. RedFace: Um Sistema de Reconhecimento Facial para Identificação de Estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36403. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36403. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos