Hibridização no ensino superior: avaliação de uma iniciativa na disciplina Introdução à Administração (Universidade de Brasília)

Autores

  • Helena Costa Universidade de Brasília,
  • Késia Rozzett Universidade de Brasília
  • Sílvia Carvalho Universidade de Brasília
  • Catarina Odelius Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36388

Palavras-chave:

hibridização de disciplinas, blended learning, aprendizagem híbrida, tecnologias de informação e comunicação, ensino superior

Resumo

Diferentes combinações nos usos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido testadas em Instituições de Ensino Superior, mas poucos são os relatos que indicam seus benefícios e dificuldades. O objetivo deste trabalho é analisar a experiência de hibridização da disciplina Introdução à Administração da UnB. A partir
do benchmarking realizado por Costa, Rozzett e Carvalho (2012), que analisou boas práticas em hibridização no ensino superior, foram identificados quinze aspectos relevantes para o sucesso de tais iniciativas, que subsidiaram a elaboração de um plano de ensino híbrido que foi implementado. Ao final da disciplina, foram avaliadas as percepções dos alunos, professores e tutores envolvidos, por meio de questionários
aplicados aos discentes e realização de grupo focal com os docentes e tutores. De forma geral, o modelo de hibridização mostrou-se satisfatório, com aprovação de mais de 80% dos alunos. Os resultados evidenciaram dificuldades como: falta de infraestrutura; distribuição pulverizada das notas; participação nos fóruns no último minuto, entre outras. Entre os pontos fortes estão: facilidade de utilização, acesso a arquivos, e organização e interação. O trabalho contribui para a literatura, já que há carência de estudos empíricos e propositivos que guiem a implementação prática de novos projetos de hibridização.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

COSTA, H.; ROZZETT, K.; CARVALHO, S.; ODELIUS, C. Hibridização no ensino superior: avaliação de uma iniciativa na disciplina Introdução à Administração (Universidade de Brasília). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36388. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos