Avaliação da tutoria no Curso de Especialização em Negociação Coletiva / Modalidade a Distância (MPOG-EA/UFRGS)

Autores

  • Diogo Joel Demarco EA/UFRGS
  • Elaine Di Diego Antunes EA/UFRGS
  • Ivan Antônio Pinheiro EA/UFRGS
  • Nádia Brunetta EA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36386

Palavras-chave:

Tutoria, Avaliação do tutor, Ensino a Distância.

Resumo

O presente trabalho objetiva avaliar a atuação dos tutores do Curso de Especialização em Negociação Coletiva (NEGCOL-EA/UFRGS), ofertado na modalidade a distância. A justificativa deste estudo visa aperfeiçoar o papel desempenhado pelo tutor no processo de ensino-aprendizagem mediado por TICs. Na discussão teórica são apresentadas noções conceituais acerca do papel dos tutores no processo de ensinoaprendizagem mediado por tecnologias, bem como da importância da avaliação da atuação dos mesmos. Em termos metodológicos, realizou-se um levantamento com delineamento exploratório-descritivo, sendo que os dados foram coletados via web com 288 alunos, cujas respostas foram analisadas por meio de estatísticas simples. Também
se fez uso de dados secundários. Os principais resultados indicam que a avaliação do desempenho dos tutores, tanto nas avaliações reativas dos alunos ao final das disciplinas, como na avaliação final do curso, foi bastante positiva. Há fortes indícios de que a estrutura de tutoria adotada pelo curso tenha contribuído para o bom desempenho dos tutores. Na avaliação pela coordenação do curso fica em aberto a questão quanto ao
modelo de estruturação da tutoria, se por disciplina ou permanente, tendo em vista que no caso do curso foi uma mescla de ambos os modelos.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

DEMARCO, D. J.; ANTUNES, E. D. D.; PINHEIRO, I. A.; BRUNETTA, N. Avaliação da tutoria no Curso de Especialização em Negociação Coletiva / Modalidade a Distância (MPOG-EA/UFRGS). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36386. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36386. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos