Gerenciamento da Aprendizagem, Evasão em Ead Online e Possíveis Soluções: Um Estudo de Caso no IFCE

Autores

  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal do Ceará
  • Eliana Alves Moreira Leite Instituto Federal do Ceará
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36382

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Evasão, Learning Vectors, EaD online.

Resumo

Este artigo trata dos possíveis impactos que modificações no gerenciamento da aprendizagem podem causar na evasão em EAD online. Adotou-se como metodologia um estudo de caso com grupos experimental e de controle constituídos poralunos do IFCE. Para o monitoramento das atividades do grupo de controle foi usada planilha eletrônica com lançamento manual de notas, as quais eram disponibilizadas para os alunos somente ao final da disciplina, enquanto ao grupo experimental foi associado um controle acadêmico automatizado com auxílio da ferramenta de avaliação formativa denominada Learning Vectors (LV). Com a análise dos dados obtidos
percebeu-se que com o acompanhamento regulador e constante das atividades de aprendizagem por meio dos LV é possível inferir mudanças na taxa de evasão do IFCE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

SALES, G. L.; LEITE, E. A. M.; JOYE, C. R. Gerenciamento da Aprendizagem, Evasão em Ead Online e Possíveis Soluções: Um Estudo de Caso no IFCE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36382. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36382. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos