ASPECTOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: perspectivas dos alunos, tutores e professores orientadores

Autores

  • Nádia Brunetta EA/UFRGS
  • Elaine Di Diego Antunes EA/UFRGS,
  • Diogo Joel Demarco EA/UFRGS
  • Ivan Antônio Pinheiro EA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36380

Palavras-chave:

alunos, tutores, professores orientadores, ensino a distância, trabalho de conclusão de curso.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar as perspectivas dos alunos, tutores e professores orientadores acerca do processo de construção do trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância, através de uma pesquisa realizada nos cursos de graduação em Administração e especialização em Negociação Coletiva ofertados pela Escola de
Administração da UFRGS. Adotou-se a estratégia de estudos de casos múltiplos, sendo que os dados foram coletados através de questionários e entrevistas e foram interpretados com base na análise de conteúdo. Dentre os principais resultados apresentados pelos alunos para a elaboração do trabalho final, destacam-se: escassez de tempo para conciliar as atividades do curso com outros compromissos; dificuldade de
compreensão e de uso das normas técnicas; problemas de relacionamento com tutores e professores orientadores, sob a alegação de que a distância física interferiria de forma prejudicial no processo de orientação; dificuldade em redigir textos científicos; obstáculos para acesso ao campo de pesquisa e para o acesso a materiais bibliográficos,
entre outros. Os professores orientadores e tutores, por sua vez, sugeriram novas possibilidades de atuação para minimizar as dificuldades e otimizar o processo de construção do trabalho de conclusão de curso.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

BRUNETTA, N.; ANTUNES, E. D. D.; DEMARCO, D. J.; PINHEIRO, I. A. ASPECTOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: perspectivas dos alunos, tutores e professores orientadores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36380. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36380. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos