Interação natural como apoio a atividade de telementoria em Telemedicina

Autores

  • Anna Carolina Soares Medeiros Centro de Informática – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rafael Henrique Assis de Castro Centro de Informática – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Danielle Rousy Dias da Silva Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) – UFPB Campus Universitário Castelo Branco – João Pessoa– PB – Brasil
  • Tatiana Aires Tavares Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) – UFPB Campus Universitário Castelo Branco – João Pessoa– PB – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36128

Resumo

A telementoria está trazendo novos recursos em salas de aula, especialmente no que tange a capacitação e ensino a distância. Os tutores têm por meta a troca de experiências e o compartilhamento da sua vivência profissional com os alunos. Na Telemedicina, caracterizada pela utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para Saúde, a telementoria é ainda mais interessante, pois expande a capacidade de treinamentos especializados e qualifica residências médicas. Neste artigo são apresentados os resultados iniciais da utilização de Interação Natural como apoio a atividade de telementoria em um ambiente de vídeo colaboração em Saúde suportado pela ferramenta Arthron. Mais especificamente, é detalhado o desenvolvimento de um módulo de Interação Natural como forma alternativa para o controle de objetos 3D neste ambiente.

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Publicado

2012-12-03

Como Citar

CAROLINA SOARES MEDEIROS, A.; HENRIQUE ASSIS DE CASTRO, R.; ROUSY DIAS DA SILVA, D.; AIRES TAVARES, T. Interação natural como apoio a atividade de telementoria em Telemedicina. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36128. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36128. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Workshop Ambientes Imersivos para Educação