APRENDIZAGEM APOIADA POR COMPUTADOR: ENSINANDO GEOMETRIA PLANA ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS

Autores

  • Karen Henn Gil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Thiago Bazzan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30878

Palavras-chave:

geometria plana, sensoriamento remoto, unidade de aprendizagem.

Resumo

O ensino de geometria plana, embora seja um conteúdo de relevância, não vem recebendo a devida importância no ensino fundamental. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta inovadora que utiliza imagens de satélites disponíveis
no software Google EarthTM, para a construção de conhecimentos referentes às medidas de distância, formação de figuras geométricas e determinação de seus perímetros. A metodologia consistiu na realização de um conjunto de atividades com duas turmas de 5ª série durante as aulas de matemática em contexto de unidade de aprendizagem. Os resultados das atividades promoveram o desenvolvimento de competências através da utilização das ferramentas disponíveis no software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

GIL, K. H.; BAZZAN, T.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M.; LAHM, R. A. APRENDIZAGEM APOIADA POR COMPUTADOR: ENSINANDO GEOMETRIA PLANA ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30878. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30878. Acesso em: 29 nov. 2022.