INTERAÇÃO, COOPERAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INOVADORA

Autores

  • Ana Paula Costa e Silva Universidade Católica de Brasília
  • Michelle Jordão Machado Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Mara Bessa Ferreira Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30876

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem, interação, cooperação, sistematização.

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem concentram diferentes recursos e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, que representam um arsenal tecnológico com elevado potencial, que somente pode ser explorado em sua plenitude por meio de propostas metodológicas inovadoras. O presente trabalho descreve uma proposta de utilização de ambientes virtuais que privilegia os processos de interação, cooperação e
sistematização das experiências em favor da efetividade dos processos de ensino e aprendizagem. Para comprovação de tal efetividade, são apresentados resultados de uma pesquisa realizada junto a estudantes de cursos de pós-graduação a distância, que evidenciam as contribuições que os momentos individuais e coletivos previstos na proposta metodológica aplicada podem representar para a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

COSTA E SILVA, A. P.; MACHADO, M. J.; BESSA FERREIRA, S. M. INTERAÇÃO, COOPERAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INOVADORA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30876. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30876. Acesso em: 19 mar. 2024.