Cultura Digital e Aprendizagem Cooperativa

Autores

  • Aline Silva De Bona Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Anuar Daian de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30873

Palavras-chave:

Cibercultura, Cultura Digital, Aprendizagem Cooperativa, Interação, Colaboração.

Resumo

O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

DE BONA, A. S.; DE MORAIS, A. D.; DE AZEVEDO BASSO, M. V.; FAGUNDES, L. da C. Cultura Digital e Aprendizagem Cooperativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30873. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30873. Acesso em: 28 jun. 2022.