Camadas da Complexidade para análise de Ambientes Acadêmicos Complexos em Rede: Um proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa)

Autores

  • Andre Fernando Uebe Mansur IFF
  • Rogério Atem de Carvalho IFF
  • Maria Cristina Villanova Biazus UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25171

Resumo

O ambiente acadêmico para o desenvolvimento de Estágio Supervisionado curricular  no Ensino Superior apresenta-se, muitas vezes, pautado em pressupostos cartesianos departamentalizadores e centralizadores. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado que propõe um ambiente para aprendizagem colaborativa em Estágios Supervisionados, a partir de conceitos de Redes Sociais e do Pensamento Complexo (Morin, 1999), assim como um instrumento de para análise de evidências dos Camadas da Complexidade (Morin, 2006) em ambientes acadêmicos complexos. É apresentado a contexto geral da pesquisa, definições conceituais, assim como a proposta metodológica e os resultados preliminares da pesquisa.

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Biografia do Autor

Andre Fernando Uebe Mansur, IFF

Estudante de graduação em Pedagogia.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

MANSUR, A. F. U.; CARVALHO, R. A. de; BIAZUS, M. C. V. Camadas da Complexidade para análise de Ambientes Acadêmicos Complexos em Rede: Um proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25171. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25171. Acesso em: 29 mar. 2024.