Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25168Palavras-chave:
Cooperação, Aprendizagem, Matemática, Espaço DigitalResumo
O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.Downloads
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Publicado
2011-12-28
Como Citar
BONA, A. S. D.; SCHÄFER, P. B.; FAGUNDES, L. da C.; BASSO, M. V. de A. Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25168. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25168. Acesso em: 10 dez. 2023.
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Artigos
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