PRODUÇÃO COLABORATIVA DE UM JORNAL ON-LINE NA ESCOLA

Authors

  • Rochele Schneider Peters E. E. E. F. Amaral Lisboa
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25162

Keywords:

Tecnologia educacional, Produção Colaborativa, Leitura e produção textual

Abstract

O presente artigo aborda sobre o projeto educacional, produção colaborativa entre alunos e professoras de um jornal on-line, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Amaral Lisboa, de Rio Pardo - RS. O objetivo desse trabalho foi proporcionar aos alunos a oportunidade de inclusão no mundo virtual, mediado pela tecnologia como fonte de leitura e escrita. Para isso, foram estudadas as características  do hipertexto, hipermídia e realizadas pesquisas na Internet para a criação de um jornal on-line. A concepção metodológica empregada para o desenvolvimento desse projeto foi  a  investigação-ação educacional. Também foi aplicado um questionário aos alunos pela professora, a fim de investigar o potencial dessa atividade escolar na aprendizagem desses alunos. Ao implementar esse projeto, procurou -se desenvolver no aluno o hábito da leitura, da produção textual e da colaboração, por meio das tecnologias da informação e da comunicação, visando desenvolver essas competências e habilidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-12-28

How to Cite

PETERS, R. S.; FRUET, F. S. O. PRODUÇÃO COLABORATIVA DE UM JORNAL ON-LINE NA ESCOLA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25162. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25162. Acesso em: 11 may. 2025.