Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twiconto

Autores

  • Tiago Ricciardi Correa Lopes Unisinos
  • Isa Mara da Rosa Alves Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25161

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, ambientes digitais, Twitter, colaboraçã

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de produção colaborativa de um twitconto no Twitter com a finalidade de refletir sobre como os meios digitais  podem contribuir para promover novas práticas de ensino-aprendizagem. O artigo apresenta  hipertextualidade, emergência, convergência e conectividade como princípios que devem nortear o processo de elaboração de atividades pedagógicas que fazem uso de ferramentas e serviços oferecidos pelos meios digitais. Entendemos que quando aplicados em atividades de sala de aula, tais princípios contribuem para que ambientes de ensino-aprendizagem incorporem algumas qualidades semelhantes às que caracterizam comumente experiências de interação com meios digitais: imersão, engajamento por boas experiências, interatividade, colaboração, composição e superposição em uma mesma plataforma enunciativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

LOPES, T. R. C.; ALVES, I. M. da R. Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twiconto. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25161. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25161. Acesso em: 7 dez. 2022.