O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura da EAD/UFMS: métodos, resultados e desafios

Autores

  • Daniela Kanashiro UFMS
  • Mirian Lange Noal UFMS
  • Patrícia Graciela da Rocha UFMS
  • Sonia Burigato UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25160

Palavras-chave:

estágio, educação a distância, tutor, formação docente

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir as propostas de estágio vigentes dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia da UFMS, na modalidade a distância. Os estudos justificam-se na medida em que possibilitam a reflexão de nossa prática e nos permitem reavaliar o trabalho. A  pesquisa analisa dados coletados pelo Grupo de Estudos e  Pesquisa de Educação Aberta e a Distância (GEPEAD), referente às percepções do aluno e do tutor de estágio em relação à organização e desenvolvimento das atividades. Fundamentadas nas respostas de cinco questões respondidas pelos tutores e alunos, analisaremos a avaliação feita pelos envolvidos focando: a) a clareza das informações fornecidas pelo curso quanto aos objetivos, procedimentos, relatórios e avaliação de estágio; b) o apoio do tutor de estágio; c) o apoio do supervisor de estágio; d) a atuação do professor orientador; e) a contribuição do estágio para a formação pessoal e profissional. Os resultados nos indicam que, de forma geral, a experiência tem sido satisfatória e que, sobretudo nos cursos a distância, os regulamentos e as orientações precisam ser bastante claros e objetivos, visando a assegurar o cumprimento da legislação, a uniformidade de ações e a qualidade necessária a cursos de formação docente.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

KANASHIRO, D.; NOAL, M. L.; ROCHA, P. G. da; BURIGATO, S. O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura da EAD/UFMS: métodos, resultados e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25160. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25160. Acesso em: 16 abr. 2024.