ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL: RAIZES HISTÓRICAS E PERSPECTIVAS CIBERNÉTICAS

Autores

  • Nilo Serpa UNIP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25129

Palavras-chave:

cibernética, inteligência artificial, educação, sociedade do conhecimento, motivação, tecnologia

Resumo

O presente  artigo tem por objetivo discutir os rumos do ensino a distância no Brasil, apresentando uma proposta de inteligência artificial a partir de certo posicionamento neo -crítico quanto a real função dessa modalidade instrucional na sociedade do conhecimento, quanto a suas limitações e quanto aos benefícios que potencializa para o público  estudante. Sem deixar de apreciar os aspectos históricos do ensino no país, concentra-se tão-somente naqueles que são pertinentes ao contexto da abordagem, dando ênfase na evolução da tecnologia da informação e em seus reflexos sobre a cultura brasileira. Mais do que um estudo descritivo, apresenta as bases sintáticas de uma meta-linguagem para formalização da estrutura funcional do professor cibernético — aquele que simula o comportamento dinâmico do professor humano —, além de fornecer algumas notas autobiográficas intelectuais nas áreas educacional, tecnológica e científica.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

SERPA, N. ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL: RAIZES HISTÓRICAS E PERSPECTIVAS CIBERNÉTICAS. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25129. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25129. Acesso em: 12 jun. 2025.