MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE REDE DE COMPUTADORES DO CURSO SUPERIOR DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

  • Suélly Lima dos Santos IFF
  • Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva IFF
  • Suzana da Hora Macedo IFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25121

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, mapas conceituais, redes de computadores

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar a utilização de mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem em rede de computadores  num curso superior de telecomunicações. Esta experiência é baseada na teoria da aprendizagem significativa. A metodologia empregada foi um experimento conduzido em sala de aula onde os alunos puderam produzir os mapas conceituais de acordo com os temas estudados. Este trabalho tem como objetivo proporcionar aos docentes novas situações potencialmente significativas de ensino-aprendizagem da cadeira, utilizando mapas conceituais. Como conclusão levou-se em consideração os comentários e avaliações que foram feitos para o término do trabalho, destacando-se as vantagens no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

SANTOS, S. L. dos; SILVA, M. A. G. T. da; MACEDO, S. da H. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE REDE DE COMPUTADORES DO CURSO SUPERIOR DE TELECOMUNICAÇÕES. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25121. Acesso em: 18 jun. 2025.