Informática na Escola: uma visão da gestão

Autores

  • Karina Marcon Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Adriano Canabarro Teixeira Doutor em Informática na Educação (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21919

Palavras-chave:

inclusão digital, formação docente, informática educativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência empírica sobre a visão da gestão de escolas municipais de Passo Fundo/RS sobre informática educativa. Buscou-se reconhecer os pontos positivos e negativos da concepção da gestão escolar sobre essas ferramentas disponíveis, além de compreender qual a relação das tecnologias digitais de rede nos processos educativos dessas escolas. Após a realização de um curso de formação docente, realizado sob um âmbito de inclusão digital, sentiu-se a necessidade de acompanhar seu desdobramento na prática escolar. Essa pesquisa desenvolveu-se na íntegra através de uma dissertação de mestrado e este artigo traz uma das categorias desenvolvidas, intitulada “Relação das Tecnologias de Rede com os processos educativos”. Podemos concluir que a gestão reconhece a importância da inclusão digital de suas escolas, porém existe receio em utilizar as tecnologias pelo fato de não dominarem a técnica ou de não reconhecerem o potencial dessas ferramentas na dinâmica escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

MARCON, K.; TEIXEIRA, A. C. Informática na Escola: uma visão da gestão. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21919. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21919. Acesso em: 4 dez. 2022.