UM FRAMEWORK DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21900Palavras-chave:
Comunidades de Prática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gestão do ConhecimentoResumo
Este artigo descreve um framework conceitual para especificação de comunidades de prática (CdP) e mostra como ele pode ser utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O framework proposto levou em consideração as características dos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto de comunidades de aprendizagem. A perspectiva de modelagem de AVAs segundo uma interação virtual em termos de CdPs promove uma ampla interação entre alunos e professores. O framework define a gestão automática da busca e recomendação de comunidades e interesses veiculados por seus participantes.Downloads
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Publicado
2011-07-28
Como Citar
FIORIO, M.; DA SILVA, J.; RIBEIRO, A. UM FRAMEWORK DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21900. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21900. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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