UM FRAMEWORK DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Mauro Fiorio Centro de Computação e Tecnologia da Informação – Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • João da Silva Centro de Computação e Tecnologia da Informação – Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Alexandre Ribeiro Centro de Computação e Tecnologia da Informação – Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21900

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gestão do Conhecimento

Resumo

Este artigo descreve um framework conceitual para especificação de comunidades de prática (CdP) e mostra como ele pode ser utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O framework proposto levou em consideração as características dos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto de comunidades de aprendizagem. A perspectiva de modelagem de AVAs segundo uma interação virtual em termos de CdPs promove uma ampla interação entre alunos e professores. O framework define a gestão automática da busca e recomendação de comunidades e interesses veiculados por seus participantes.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

FIORIO, M.; DA SILVA, J.; RIBEIRO, A. UM FRAMEWORK DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21900. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21900. Acesso em: 4 dez. 2022.